Segundo Mantoan, a sala de aula é o termômetro pelo qual se mede o grau de febre das crises educacionais e é nesse micro espaço que as mudanças do ensino verdadeiramente se efetivam ou fracassam. A autora lança duas questões fundamentais para se pensar no ensino para a turma toda, apesar das diferenças: Escolha uma: a. ”A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” b. "Que práticas de ensino ajudam os professores a ensinar os alunos de uma mesma turma, atingindo a todos, apesar de suas diferenças?" ou "Como criar contextos educacionais capazes de ensinar todos os alunos?” c. “Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.” d. ”O saber que não vem da experiência não é realmente saber” e “Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.”
Respostas
respondido por:
4
Olá,
Para Mantoan, a sala de aula é o micro-ambiente da educação que permite constatar como a mesma está ocorrendo, pois nela constatam-se problemas estruturais em todo o sistema.
Dessa forma, a autora lança duas questões essenciais no ensino a todos os alunos: inicialmente, quais práticas de ensino seriam aquelas responsáveis por auxiliar os professores a ensinar todos os alunos de uma turma? E segundo, como seria possível criar contextos educacionais que permitissem o alcance total de alunos?
Letra B.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás