A opinião pública pode ser entendida como a média das posições dos indivíduos na massa, aquele conjunto de indivíduos não especialmente qualificados cujo expoente máximo é o ser humano mediano que, em tese, pouco se diferencia de seus contemporâneos. A formação da opinião pública ou de correntes de opinião ocorre em três níveis básicos, segundo Elisa Kopplin e Luiz Artur Ferrareto (KOPPLIN, Elisa; FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: teorias e prática. 4ª ed. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001 p.26). São eles:
Respostas
FALTOU:
(I) Interpessoal: são as atitudes, opiniões, motivações e mecanismos de defesa que, em seu conjunto, se constituem nos fatores psicológicos aos quais o ser humano está sujeito.
(II) Social: é o terreno onde se constroem atitudes de grupo. De natureza social, a opinião pública sofre a influência dos fatores sociológicos determinados pela situação econômica dos membros do grupo, pelo meio em que se inter-relacionam e pelas características intrínsecas de cada um dos seus integrantes.
(III) Histórico: representado pelas circunstâncias do momento em que se desenrola um acontecimento.
(IV) Extra pessoal: são as atitudes, opiniões, motivações e mecanismos de defesa que, em seu conjunto, se constituem nos fatores externos aos quais o ser humano está sujeito
Escolha a alternativa que corresponde às afirmações acima:
Escolha uma:
a. Todas as afirmações estão corretas.
b. Todas as afirmações estão incorretas.
c. Todas as afirmações estão corretas, exceto a III, pois o “Histórico” não faz parte dos três níveis básicos mencionados.
d. Todas as afirmações estão corretas, exceto a IV, pois o “Extra pessoal” não faz parte dos três níveis básicos mencionados.