• Matéria: Português
  • Autor: scharolynzimmeou5tny
  • Perguntado 7 anos atrás

QUESTÃO 1
Leia os textos a seguir:

Texto I

“Todos os seres humanos, exceto aqueles acometidos por alguma grave patologia, possuem a faculdade de produzir e compreender expressões linguísticas nas inúmeras situações do cotidiano que envolvem comunicação através de uma língua natural como o português, o espanhol, o inglês ou qualquer outra. O que é, afinal, essa faculdade humana para a linguagem?” (KENEDY, 2013, p. 11).

Texto II


a) Noam Chomsky é o pensador principal da teoria linguística gerativista, oficialmente lançada em 1957, nos Estados Unidos, com a publicação da obra Estruturas Sintáticas.

b) É a faculdade da linguagem que nos diferencia dos outros animais. O que é, afinal, essa faculdade humana para a linguagem?” (KENEDY, 2013, p. 11).

Considerando as informações tratadas nos textos sobre a teoria gerativista e o seu pensador analise as seguintes situações:

I. Faculdade da linguagem: Paulina é uma menina de três anos e mesmo sem ter frequentado a escola já consegue se manifestar oralmente com pequenas frases. Isso justifica o caráter interno e inato da língua no organismo humano.
II. Faculdade da linguagem: todo ser humano, exceto os que apresentam alguma patologia, já começam a se socializar com os outros por meio da fala. Isso justifica que a língua é algo inato, genético e interno nos humanos.
III. Faculdade da linguagem: a língua é uma disposição inata em todos os seres humanos, mas conforme Chomsky pesquisou, ela somente entra em prática após o primeiro ano do ensino fundamental.

KENEDY, Eduardo. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2013.
SOUZA, Renata Adriana de. Linguística II. Reimp. rev. e atual. Maringá-Pr: UniCesumar, 2016, 173 p.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III, apenas.

Respostas

respondido por: giovannazirondi
2

Olá,


Após realizarmos devidas análises sobre todo contexto comunicativo e a faculdade que o compõe, podemos tomar pertinentes posicionamentos que nos atestam acerca da veracidade de cada afirmação proposta. Assim temos:


Afirmação 01 - Verdadeira.

O exemplo citado de Maria pode ser tomado como, praticamente, unanimidade de todos os seres humanos, que mesmo com menores idades e sem todo conhecimento intelectual, já demonstram o anseio comunicativo desperto desde seus primeiros contatos.


Afirmação 02 - Verdadeira.

O balbucio e a tentativa de pronúncia de fonemas e sílabas, ainda quando bebês, mostra a compreensão e o envolvimento com a faculdade linguística ainda envolta desde os primórdios dias de um indivíduo, tornando expressa o caráter inerente que a comunicação adota sobre o ser humano.


Afirmação 03 - Verdadeira.

De fato, a faculdade de linguagem é algo inerente ao ser humano, e conforme Chomsky realiza suas pesquisas, afirma-se a necessidade de um estudo de linguística e de profissionais envolvidos no ramo para que possa desenvolvê-la e, então, proporcionar a compreensão até mesmo de outras vertentes disciplinares, processo que se discorre a partir do primeiro ano do ensino fundamental.


Assim, temos como correta a Alternativa 2.


Bons estudos!

Perguntas similares