Os conceitos relacionados ao racismo apareceram por volta de 1920, e é geralmente abordado a partir da raça e, com efeito, com base nas relações entre “raça” e “racismo”. Quando utilizamos esse conceito em nosso cotidiano, não lhe atribuímos mesmos conteúdo e significado, daí a falta do consenso até na busca de soluções contra o racismo. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2017. Com relação ao racismo, avalie as afirmações a seguir: I. Teoricamente o racismo pode ser considerado uma ideologia essencialista que postula a divisão da humanidade em grandes grupos chamados raças, contrastadas que têm características físicas hereditárias que são comuns. II. O racismo pode ser considerado uma crença em existência de raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto, o físico e o cultural. III. O racismo praticado hoje não precisa mais de conceitos de raça, ele é formulado a partir de conceitos de etnia, diferença ou identidade cultural. IV. Na cabeça do racista, a raça é um grupo social com traços religiosos, culturais, linguísticos, que ele considera naturalmente superiores a qual ele pertence. É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta Apenas I, II e III
IV. Na cabeça do racista, a raça é um grupo social com traços religiosos, culturais, linguísticos, que ele considera naturalmente superiores a qual ele pertence. Falso, pois na cabeça do racista "que ele considera naturalmente inferiores a qual ele pertence"
Olá,
I. Verdadeiro. Pode-se afirmar que o racismo é uma ideologia essencialista que prega uma divisão da espécie humana em "raças" distintas, que herdam geneticamente certas características.
II. Verdadeiro. Também pode-se compreender no racismo como uma crença que hierarquiza as raças, colocando umas como superiores em detrimento de outras, que são vistas como inferiores.
III. Verdadeiro. O racismo que verifica-se nos dias atuais baseia-se nas diferenças culturais e étnicas.
IV. Falso. O racista sempre enxerga-se como ser pertencente a uma "raça superior", a exemplo de Hitler, que acreditava que os germanos eram arianos, a raça "pura" e superior.
Alternativa 3.
Abraços!