A administração pública atualmente realiza suas atividades de duas maneiras: desconcentrada, através dos órgãos públicos e descentralizada, por meio de outras pessoas jurídicas que desenvolvem atividades destinadas a atender o interesse público. Porém, hoje muito se fala em "privatização" dos serviços públicos, também chamada "desestatização". Alguns defensores argumentam inclusive que essa seria a solução para resolver a má prestação do serviço público. Pesquise sobre o assunto e de forma fundamentada manifeste sua opinião.
Respostas
Olá, amigo(a)!
Deixarei as mesmas considerações para você.
Em nosso país, a privatização é uma prática necessária em muitas áreas da sociedade. O Poder Público, em sua vasta dimensão, não consegue atender às demandas do cidadão com qualidade e eficiência. Por conta deste fato, ele recorre à prática da privatização em algumas áreas.
Como exemplo de um setor privatizado, podemos destacar: telecomunicações. Há um oligopólio de empresas que dominam este setor, que envolve a venda de serviços como telefonia, internet e TV a cabo. Atualmente, a prestação deste serviço é considerada ruim, mas seria pior se o Estado estivesse atuando.
Deste modo, a prática da privatização é aceita por boa parte dos cidadãos, mas há a necessidade de um controle estatal para evitar abusos (como os preços elevados) aos consumidores finais.
Cuide-se bem!