“Tinha diante de mim o enorme crescimento de Copacabana. O bairro, superpopulado, apresentava uma série de problemas de circulação, higiene, transporte. As pessoas, no entanto, continuavam chegando em grande número. Vinham de outros bairros ou subúrbios, às vezes de outras cidades. Proliferavam os enormes edifícios de conjugados para onde iam pessoas que deixavam, em certos casos, casas com quintal, terreno, no seu lugar de origem” VELHO, G. Um antropólogo na cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 27. Na passagem destacada, o autor discorre sobre um bairro tradicional da cidade do Rio de Janeiro e sobre as características de sua ocupação e estrutura. De acordo com o texto e os conteúdos aprendidos, assinale com V, as alternativas verdadeiras, e com F, as falsas:
Respostas
Parece que você se esqueceu de colocar as alternativas. Seguem em anexo.
(F) Na verdade, as cidades modernas surgiram muito tempos após a antiguidade, e são frutos da crescente industrialização, urbanização e revoluções liberais e burguesas.
(V) Como dito anteriormente, o surgimento das cidades modernas foi impulsionado pela industrialização, urbanização e revoluções liberais-burguesas. O fenômeno da urbanização é fruto do êxodo rural (migração da população do campo para a cidade).
(V) A falta de planejamento urbano trouxe muitos problemas para as grandes cidades, que sofrem com problemas de infraestrutura, mobilidade e serviços.
(F) Na verdade, os trabalhadores que migravam do campo para a cidade passavam por muitas dificuldades, pois não conseguiam empregos bem remunerados e passaram a residir nas favelas.
Sequência correta: F-V-V-F.