Respostas
A função da camada de ozônio é proteger todos os seres vivos da Terra dos raios ultravioleta. O ozônio é um gás tóxico que está presente na superfície terrestre acabando por agravar a poluição e o efeito estufa, mas como fica na estratosfera a mais de 25 quilômetros da superfície não é prejudicial, muito pelo contrário, sem esta camada a vida na Terra provavelmente não existiria.
Os buracos na camada de ozônio ocorrem porque nós, seres humanos lançamos dia após dia muitos gases poluentes e que são nocivos à camada. O principal causador dos buracos é o CFC (clorofluorcarboneto) usado principalmente em aerossóis, refrigeradores e na produção do plástico. O mesmo é realmente muito nocivo à camada de ozônio, pois a destrói na proporção de um para cem mil, ou seja, uma molécula de CFC destrói cem mil moléculas de ozônio. Por este motivo o protocolo de Montreal foi criado, seu objetivo é de reduzir a emissão de substâncias que deterioram a camada de ozônio, já foi assinado por quarenta e sete países e vem tendo um excelente resultado, pois já conseguimos reduzir a produção de CFC em 80% em o Brasil conseguimos baixar para apenas 5% o numero de aerossóis com CFC.
Resposta:
A poluição do Ar está totalmente ligado com a Atmosfera inclusive a camada de ozônio, a constante liberação de alguns gases do efeito estufa entre eles e mais comum e o Dióxido de carbono(Co2) que atinge diretamente a qualidade do ar e da Câmada de ozônio...
Explicação: