5. A abolição da escravidão foi um processo lento e gradual que teve fatos importantes em 1850, abolição do tráfico de escravos, 1871, Lei dos Sexagenários e, finalmente, 1888, Lei Áurea. Como podemos avaliar o papel da abolição da escravidão na proclamação da República?
Respostas
A Lei Áurea fez com que os grandes latifundiários brasileiros, donos das plantações de café e "senhores" da economia nacional, da noite para o dia perdessem uma fortuna - representada por seus escravos - e tivessem que mudar o modo como organizavam o seu negócio.
Isto gerou um grande grau de insatisfação dos latifundiários com o Imperador Dom Pedro II, de modo que, para preservar as suas posições sociais, passaram a defender, junto com os militares, um golpe político que depusesse o Imperador e colocasse no poder representantes dos militares e dos latifundiários.
Resposta:
aleatória na minha D
Explicação:
A abolição da escravidão provocou descontentamento entre proprietários de escravos. Esse ressentimento fez com que essa elite rural engrossasse as fileiras dos partidos republicanos contrários à Monarquia.