Respostas
As primeiras civilizações da Antigüidade Clássica (A.c) nasceram na África e na Ásia. Depois é que foram surgir os grandes impérios, como Grécia e Roma. Isso já explica praticamente tudo.
Antes, a base da eonômia era a agricultura, e a África é um grande deserto. Sendo assim, os povos nômades da Pré-História, quando se tornaram sedentários, se fixaram nas margens dos rios, para poder plantar e viver.
E, foi nas margens dos rios, que foram surgindo as primeiras civilizações e as primeiras cidades e vilas.
Temos como o principal exemplo o Egito, que se situa as margens do Rio Nilo, mas, ao mesmo tempo, em um imenso deserto. É por isso que dizem que "O Egito é uma dadiva do Nilo". Esse rio serviu de base para a implantação da agricultura, até então, uma das principais atividades econômicas da época.
A explicação pra importância dos rios africanos é simples: eles estão localizados em um imenso deserto, onde nem uma formiga conseguiria morar. Ou seja, as civilizações africanas só puderam se desenvolver lá devido a esses rios, que até hoje sao muito importantes para o abastecimento da região, apesar de não serem tãããoo importantes quanto eram a milhares de anos atrás.
Espero ter ajudado! Abraços...