• Matéria: Pedagogia
  • Autor: samuelgt2917
  • Perguntado 7 anos atrás

A língua portuguesa sofre transformações em decorrência a aspectos históricos, regionais e sociais.


No texto Antigamente de Carlos Drummond de Andrade, observamos várias expressões que estão em desuso nos dias atuais, trata-se de um exemplo de variação histórica:




Antigamente




Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio.




1) Faça uma pesquisa e selecione um fragmento de um texto, pode ser uma charge ou uma estrofe de música ou de poema, que exemplifique a variação regional ou social.


2) Explique a variação linguística escolhida (regional ou social) de acordo com o exemplo que você selecionou na sua pesquisa.




Atenção: A expli

Respostas

respondido por: Garcias29
0

1-Uma musica clássica que representa a questão da regionalidade é a de Luiz Gonzaga “Asa Branca”:


Que braseiro, que "fornaia"  

Nem um pé de "prantação"


Por falta d'água perdi meu gado


Morreu de sede meu alazão


Por falta d'água perdi meu gado


Morreu de sede meu alazão


2- Na poesia dessa  musica regional é possível perceber como são faladas as palavras e apresentado os termos. Essa forma de comunicação é bem caraterística de uma região do país. Sem fomentar generalização, o linguajar do nordestino é diferenciado e, isso esta presente tanto na língua falada como na escrita.  No trecho da musica, as palavras são escritas de modo como se fala é uma forma do autor fazer referência tanto a situação do local,quanto ao aspecto linguístico comum na região.


Perguntas similares