Questão 14 144192FMABC 2017
HistóriaHistória do Brasil: Brasil República Sugira
“Cresce a indignação do povo contra a escravidão econômica e política em que se encontra o Brasil. Estalam as algemas que prendem as forças produtivas e as energias nacionais do povo brasileiro: o imperialismo e o latifúndio. [...] As massas populares irão sempre avante na luta pela democracia; as leis de opressão e arrocho vêm estimular e aguçar as lutas pelas liberdades democráticas. A Aliança Nacional Libertadora coordenará este vasto movimento, eco de todo o passado revolucionário do Brasil na conquista de direitos democráticos”
“Pela libertação nacional do povo brasileiro” (1935). Apud: Anita Leocadia Prestes. Luiz Carlos Prestes e a Aliança Nacional Libertadora. São Paulo: Brasiliense, 2008, p. 80
O texto é parte do primeiro manifesto da Aliança Nacional Libertadora (ANL), atuante na década de 1930. Em sua a
Respostas
Olá,
Complementando o enunciado: a) a defesa da entrada maciça de capital estrangeiro no Brasil com o endosso ao nacionalismo varguista.
b) a proposta de ampla reforma agrária com uma aliança política estratégica com grandes proprietários rurais.
c) a retórica de defesa das liberdades democráticas com um projeto de revolução proletária no Brasil.
d) a crítica às reformas sociais implementadas pelo varguismo com a defesa do autoritarismo do Estado Novo.
RESPOSTA:
Com base no primeiro manifesto da Aliança Nacional Libertadora (ANL), fica clara à crítica ao latifúndio, isto é, ao acúmulo de terras por aqueles que detinham o poder econômico e, desta forma, mantinham também o controle sob os meios de produção.
Por isso, nele fica muito clara a retórica de defesa das liberdades democráticas com um objetivo de revolução proletária do país, isto é, ascendendo ao poder com apoio do proletariado, que iria emergir.
Letra C.
Abraços!