UECE) A tabela periódica já era objeto das preocupações dos antigos químicos a partir de Robert Boyle (1627-1691),pela necessidade de se organizar preciosas informações sobre os elementos químicos.Pesquisando a tabela periódica e fazendo a distribuição eletrônica dos elementos, pode-se constatar que
a) o ion brometo é muito menor do que o átomo de bromo
b)ions formados a partir do manganês e do ferro apresentam a configuração de gás nobre
c)quando o átomo de rubídio perde um elétron libera energia
d) a carga nuclear efetiva do canídeo é maior do que a do zircônio
URGENTE
Respostas
Olá.
Vamos primeiramente fazer um comentário a respeito de íons e átomos: quanto temos um átomo, ele está no seu estado neutro, ou seja, não ganhou nem perdeu elétrons. Quando temos um íon, significa que o átomo no estado neutro ganhou ou perdeu elétrons. Isso fará com que o seu raio atômico seja maior ou menor.
a) FALSA: o íon brometo é maior que o seu átomo porque possui um elétron a mais. Esse elétron é menos ligado que os outros elétrons, fazendo com que sua carga efetiva seja menor.
b) FALSA: quando falamos em íons, estamos falando de átomos neutros que ganharam ou perderam elétrons. Para ter configuração de gás nobre, um átomo tem que estar no estado neutro.
c) FALSA: ao perder elétrons, um átomo absorve energia, pois esse é caracterizado por um processo endotérmico.
d) VERDADEIRA: a carga nuclear efetiva cresce da esquerda para a direita em um mesmo período da tabela periodica. Como o Zr se encontra no 5º período e família 3, e o Cd no 5º período e familia 12, o elemento Cádmio deve apresentar maior carga nuclear efetiva.
Espero ter ajudado ;)