Respostas
Olá!
O ar atmosférico é composto por diversos gases, vapor d’água e partículas. É vital para os organismos que vivem no planeta terrestre. Possui diversas propriedades e, mesmo sem vê-lo, está presente em todas as situações cotidianas. Ele ocupa espaço no ambiente, possui peso, pode ser comprimido, expandido e é elástico.
Poluentes atmosféricos são os gases e partículas sólidas resultantes das atividades antrópicas (causadas pelo homem) e de fenômenos naturais que ficam dispersos na atmosfera. A quantidade de substâncias no ar caracteriza o nível de poluição atmosférica.
O número de poluentes atmosférico é muito grande e diverso, mas as que mais provocam impactos ao meio ambiente são: óxidos de enxofre, óxido de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, aldeídos, hidrocarbonetos, material particulado e ozônio.
Um exemplo de prática totalmente limpa (que não emita poluentes na atmosfera) são as chamadas “energia limpa”. É uma fonte de energia que não lança poluentes na atmosfera e produz impacto no meio ambiente considerado pequeno.
Espero ter ajudado, bons estudos!