Resenha crítica A arte que a todos seduz diálogo entre o ensino médio e o Exame Nacional do ensino medio
Respostas
Olá,
Como resenha crítica do texto "A arte que a todos seduz: diálogo entre o ensino médio e o Exame Nacional do Ensino Médio", partindo do princípio que a autora buscou verificar as possíveis interferências do acréscimo de questões acerca das Artes no ENEM, e se isso estaria interferindo na prática dos professores no ensino da disciplina de Artes.
Durante suas descobertas, a autora frustra-se ao perceber que em suas pesquisas o ensino da disciplina de Artes no ensino médio não era considerado necessário em todos os três anos. Tanto no ensino público quanto privado a não contemplação aos três anos deu-se por duas causas principais: o "excesso" de disciplinas na grade curricular e a ideia de que a disciplina de Artes não é importante.
Podemos concluir na resenha crítica sobre o texto "A arte que a todos seduz: diálogo entre o ensino médio e o Exame Nacional do Ensino Médio" que a disciplina de Artes é subvalorizada, tanto pelas escolas quanto por parte dos aluno, que não enxergam nela relevância. Entretanto, como o trabalho contempla apenas duas escolas, não há como saber se esse é um padrão a nível estadual ou mesmo nacional; mas desconfiemos que seja.
Abraço!