• Matéria: Filosofia
  • Autor: JeanFerreira69
  • Perguntado 7 anos atrás

quais as diferenças entre fundacionismo, coerentismo, confiabilismo e pragmatismo?

Respostas

respondido por: karoll90088
17

Ensino médio (secundário)Filosofia 5+3 pts



Quais as diferenças entre fundacionismo, coerentismo, confiabilismo e pragmatismo?

Denunciar! por Valeriaal5 18.03.2018

Respostas


Karoll90088 · Aluno

Você sabe a resposta? Responda aqui!

rowen

Rowen Aluno

FUNDACIONALISMO


Os defensores do fundacionalismo afirmam que há dois tipos de crenças: as básicas (ou fundamentais) e as não básicas (ou não fundamentais). As crenças fundamentais são capazes de justificar as não fundamentais, elas formam uma base, que sustenta toda a cadeia de crenças. As crenças não fundamentais se organizam de forma condicional e assimétrica, formando uma espécie de edifício (metáfora utilizada pelos fundacionalistas para definir o conhecimento), que tem como alicerce as crenças fundamentais.


COERENTISMO


O coerentismo tem duas vertentes: a primeira diz respeito à justificação e a outra a verdade. Neste texto nos debruçaremos sobre a primeira vertente, que é denominada de coerentismo epistêmico. Vale também ressaltar que existem vários tipos de coerentismo,e cada autor tem sua forma peculiar de tratamento da teoria.


PRAGMATISMO


O pragmatismo sob o ponto de vista metodológico não pretende definir a verdade ou a realidade, mas apenas um procedimento para determinar o significado dos termos, ou melhor, das proposições.


CONFIABILISMO


Confiabilismo é uma teoria da justificação externalista em razão de nem a propensão à verdade de um processo de formação de crença, nem a história de aquisição da crença ser diretamente acessíveis ao conhecedor.

Perguntas similares