• Matéria: Pedagogia
  • Autor: katnyprado
  • Perguntado 7 anos atrás

Tenham o cuidado de numerar todas as questões na ordem em que aparecem abaixo para que não haja nenhum engano no momento da correção. 1- (valor: 0,3) No contexto do parágrafo abaixo, o que significam gnosiológica, “doxa” e “logos”? Pelo fato mesmo de esta prática educativa constituir-se em uma situação gnosiológica, o papel do educador problematizador é proporcionar, com os educandos, as condições em que se dê a superação do conhecimento no nível da “doxa” pelo verdadeiro conhecimento, o que se dá, no nível do “logos”. 2- (valor: 0,2) Que tipo de argumento Paulo Freire utilizou no trecho abaixo transcrito? Justifique sua resposta. “A consciência e o mundo, diz Sartre, se dão ao mesmo tempo: exterior por essência à consciência, o mundo é, por essência, relativo a ela”(47). 3- Considere o parágrafo abaixo. Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os “argumentos de autoridade” já não valem. Em que, para ser-se, funcionalmente, autoridade, se necessita de estar sendo com as liberdades e não contra elas. 3.1. (valor: 0,3) Os três termos sublinhados são anafóricos. O que cada um deles retoma? 3.2. (valor: 0,3) No contexto do parágrafo, que de tipo de relação semântica estabelece cada um dos seguintes conectores (em negrito no trecho acima): mas, enquanto e assim? 4- (valor: 0,5) No texto que abre esta atividade, Paulo Freire estabelece uma comparação entre “educação bancária” e “educação problematizadora”. A partir de uma leitura muito atenta desse texto, redija dois parágrafos: no primeiro, faça uma síntese do que Paulo Freire chama de “educação bancária”; no segundo, sintetize o que ele entende por “educação problematizadora”.

Respostas

respondido por: Matheusieti
5

Olá!


"Logos", surge da psicologia,  como a inteligência ativa, dita pelo gnosticismo


Além disso, os dois termos tanto "Doxa" quanto "logos" partem do grego, onde a primeira se relaciona a opinião popular, podendo ser uma crença comum entre indivíduos de um povo.


Por isso, no caso apresentado, o papel do educador é apresentar o conhecimento a cerca das questões que vão além da opinião popular e das crenças, algo que pode ser comparado a proposta de Paulo Freire, que buscou educar os alunos de maneira transformadora, os preparando para o pensamento crítico em sociedade.

Por fim, esse modelo de educação bancária leva em consideração os aspectos tradicionais do ensino, tendo o educador como um pilar na transmissão do conhecimento e o aluno apenas memoriza e anota aquilo que está sendo passado.

Porém, Paulo Freire buscava ir além dessa concepção, desenvolvendo uma educação que o aluno venha a desenvolver o senso crítico assim como a problematização, para uma autonomia em sociedade junto às diversas questões apresentadas na instituição educacional.

Até mais!



Perguntas similares