Nas últimas décadas, surgiram no Brasil, sucessivas mudanças e debates em torno do objeto e método de ensino da Geografia, causando indefinição e confusão na prática do professor. "Segundo a análise feita pela Fundação Carlos Chagas, observa-se, sobretudo nas propostas curriculares produzidas nas últimas décadas, que o ensino de Geografia apresenta problemas tanto de ordem epistemológica e de pressupostos teóricos como outros referentes à escolha dos conteúdos". (BRASIL, 1997b, p. 71 a 73). Leia todo o texto do MEC CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE GEOGRAFIA, em seu livro de estudos (BORGES, 2011) e: compreenda bem como foi a trajetória do ensino da Geografia no Brasil, desde o seu início até os dias de hoje, perceba que a prática do professor ficou permeada por uma indefinição de conteúdos e metodologias o que causou grande confusão no ensino da Geografia. cite dois problemas causados pela indefinição de método de ensino e de conteúdos e comente-os.
Respostas
Olá!
Durante o século XVIII o ensino da geografia como disciplina escolar já existia, sendo obrigatória na grade curricular do período. Mais a frente, já no século XIX, a geografia passou a crescer e se instaurou em todo o Brasil, passando os anos foi utilizada nas universidades para a formação específica de novos professores.
Na década de 60, passaram a ser estudados elementos como a geografia crítica, porém, na época da ditadura a partir de 64 ela foi nomeada na educação básica como Estudos sociais.
Por fim, Após o fim da ditadura e início da nova democracia em 88 o ensino de geografia retornou a ter seu próprio nome como disciplina e passaram-se a ser estudados elementos das grandes modificações do espaço urbano e rural no Brasil e mundo.
Até mais!