Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura de 2014, a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos no mundo e é guardiã de aproximadamente 75% de todos os recursos agrícolas do planeta. Nesse sentido, a agricultura familiar é fundamental para a melhoria da sustentabilidade ecológica.
Respostas
Eis o restante da questão:
I- Os principais desafios da agricultura familiar estão relacionados à segurança alimentar, à sustentabilidade ambiental e à capacidade produtiva.
II- As políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar de vem fomentar a inovação, respeitando o tamanho das propriedades, tecnologias utilizadas, a integração de mercados e as configurações ecológicas.
III - A maioria das propriedades agrícolas do mundo tem caráter familiar, entretanto o trabalho realizado nessas propriedades é majoritariamente resultante da contratação de mão de obra assalariada.
I e II são verdadeiras, pois para garantir o sucesso da agricultura familiar é necessário garantir um padrão confiável para os seus níveis de produção (como ocorre no agronegócio) e que sigam respeitando meio-ambiente (o que já não ocorre no agronegócio), ao mesmo tempo em que são necessárias políticas públicas que contemplem a realidade das pequenas propriedades.
III é falsa, pois na agricultura familiar quem a cultiva geralmente é o dono da terra e sua família mais próxima, sendo rara a contratação de empregos assalariados para trabalhar nas terras.