• Matéria: Pedagogia
  • Autor: fabioladossantos30
  • Perguntado 7 anos atrás

acordo com Sacristán (1999, p. 205),

"o protótipo de currículo da modernidade pedagógica tem suas raízes na concepção de Paideia ateniense que era elitista, porque a formação era para a classe dominante. Depois incorporou o legado do humanismo renascentista, igualmente minoritário, destruído mais tarde pela orientação realista, própria do desenvolvimento da ciência moderna, iniciada nos séculos XVII e XVIII. [...] Com os ideais da Revolução Francesa e, mais tarde, com os movimentos revolucionários dos séculos XIX e XX, há uma incorporação das dimensões moral e democrática, segundo as quais a educação redime os homens, cultiva-os para o sucesso de uma nova sociedade e forma-os como cidadãos; por isso, deve estar à disposição de todos e tornar-se universal".

Ao pensarmos sobre o texto acima é possível afirmar como verdadeiro o que se

Respostas

respondido por: Matheusieti
3

Olá!

Você esqueceu as alternativas.

Ao pensarmos sobre o texto acima é possível afirmar como verdadeiro o que se apresenta em:

I: A educação não foi apresentada da mesma maneira para todos os sujeitos, porque em Atenas servia especialmente à elite.

II: A educação ao incorporar o ideário humanista renascentista esteve à disposição de todas as pessoas e com a mesma intencionalidade.

III: Após a Revolução Francesa a educação passa a ter uma intencionalidade moral e democrática, tendo em vista formar uma nova sociedade.


Agora podemos responder corretamente.


Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Bem, a educação não é transmitida para todos os indivíduos do mesmo modo.

Por isso, observamos que no período de ascensão da educação em Atenas, o ensino era passado prioritariamente para a elite. Além disso, a educação passou a incorporar filosofias humanistas com o decorrer do movimento Iluminista, que contribuiu bastante para a educação do período.

Valeu!

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