acordo com Sacristán (1999, p. 205),
"o protótipo de currículo da modernidade pedagógica tem suas raízes na concepção de Paideia ateniense que era elitista, porque a formação era para a classe dominante. Depois incorporou o legado do humanismo renascentista, igualmente minoritário, destruído mais tarde pela orientação realista, própria do desenvolvimento da ciência moderna, iniciada nos séculos XVII e XVIII. [...] Com os ideais da Revolução Francesa e, mais tarde, com os movimentos revolucionários dos séculos XIX e XX, há uma incorporação das dimensões moral e democrática, segundo as quais a educação redime os homens, cultiva-os para o sucesso de uma nova sociedade e forma-os como cidadãos; por isso, deve estar à disposição de todos e tornar-se universal".
Ao pensarmos sobre o texto acima é possível afirmar como verdadeiro o que
Respostas
Olá!
Você esqueceu as alternativas.
Ao pensarmos sobre o texto acima é possível afirmar como verdadeiro o que se apresenta em:
I: A educação não foi apresentada da mesma maneira para todos os sujeitos, porque em Atenas servia especialmente à elite.
II: A educação ao incorporar o ideário humanista renascentista esteve à disposição de todas as pessoas e com a mesma intencionalidade.
III: Após a Revolução Francesa a educação passa a ter uma intencionalidade moral e democrática, tendo em vista formar uma nova sociedade.
Agora podemos responder corretamente.
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
A educação não é transmitida para todos os indivíduos do mesmo modo.
Por isso, observamos que no período de ascensão da educação em Atenas, o ensino era passado prioritariamente para a elite. Além disso, a educação passou a incorporar filosofias humanistas com o decorrer do movimento Iluminista, que contribuiu bastante para a educação do período.
Valeu!