• Matéria: História
  • Autor: dinha9772
  • Perguntado 7 anos atrás

(UERN – RN) As sociedades africanas que viveram no período que antecede ao processo de expansão marítima e comercial se tornaram objeto de vários estudos e controvérsias. Em relação a essas sociedades, pode-se afirmar que elas (A) se constituíam uma unidade política e cultural, fator que facilitou a penetração do elemento europeu no continente africano. (B) variavam na forma de organização política e social, encontrando-se, nas diversas regiões do continente, comunidades primitivas, reinos, cidades-estados e impérios. (C) desconheciam a prática da mineração, tendo o primeiro contato com o ouro a partir da dominação colonialista europeia. (D) praticavam a escravidão e o tráfico de escravos em larga escala, o que influenciou os colonizadores europeus a adotarem essa prática econômica.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
42

A é falsa, pois havia uma enorme diversidade entre os vários povos que habitavam (e muitos ainda habitam) no continente africano.

B é verdadeira, havendo desde pequenas tribos, muitas delas que nem mesmo existem mais, até reinos (como o do Congo) e Impérios, como o de Gana.

C é falsa, pois mesmo na antiga Núbia já se conhecia e se praticava a mineração.

D é falsa, pois, para haver tráfico de escravos em grande escala é necessário haver mercado, e este "mercado" surge, primeiro, com a expansão islâmica e depois com a expansão europeia.

respondido por: emmilydiandra12
13

Resposta:

  • letra "b" é a vedadeira

Explicação:                                                                                            irespondi assim e acerte

Perguntas similares