Luciana é pedagoga em uma escola de ensino fundamental e médio, localizada em uma capital na região Sul do Brasil. É uma escola pública, funcionando nos três turnos. Ela realiza suas atividades profissionais no Serviço de Orientação Educacional (SOE) e no Serviço de Supervisão Escolar (SSE). No momento, a escola encontra-se em uma atividade muito importante, que é a revisitação do currículo escolar. Um grupo de professores está reunido, aproveitando o recesso escolar, para elaborar os instrumentos de mapeamento das dificuldades de aprendizagem. Com base nesse instrumento, será possível um estudo detalhado a respeito das necessidades curriculares que a escola tem. Considere que você faz parte do quadro docente desta escola e participe ativamente do processo de mapeamento criando o instrumento para observação e coleta de dados. Sua tarefa será a de auxiliar Luciana e o grupo de professores na construção deste instrumento. Lembre-se de que seu material poderá ser utilizado por seus colegas professores. Logo, deverá ser o mais detalhado possível, favorecendo a coleta e a categorização de dados para o estudo docente.
Respostas
Olá!
O guia somente poderá ser colocado em prática caso a educadora saiba sobre toda a configuração da instituição, ou seja, é de grande necessidade analisar desde a secretaria até a forma como o currículo é aplicado em sala de aula.
Em segundo lugar, os instrumentos necessários deverão ser distribuídos aos professores com o intuito de evidenciar a multidisciplinaridade assim como elementos lúdicos para as turmas com idade menor e atividades coletivas para as turmas mais avançadas, como sétimo oitavo e nono ano por exemplo.
Até mais!
Resposta:
O aluno deverá ser capaz de entregar um material para coleta de dados através de pesquisa docente. Deve evidenciar a importância da preocupação docente com relação ao currículo inclusivo, que possibilite a aprendizagem de todos, o diagnóstico e a resolução de dificuldades de aprendizagem.
Explicação: