• Matéria: Pedagogia
  • Autor: v2344
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo a reportagem escrita por Daniel Buarque na Folha de São Paulo, uma pesquisa realizada com 38 países demonstra que o Brasil é o 2º país com menos noção da própria realidade, ou seja, a maior parte da população brasileira desconhece os problemas e a realidade social do país. Comparando o senso comum com os dados apresentados em pesquisas, se observa a distância entre a opinião das pessoas e o que dizem os dados objetivos. Essa pesquisa nos leva a refletir sobre o ensino em nosso país. A escola é sempre vista como ambiente responsável por fazer com que o comportamento do educando seja mais consciente e gere um ambiente social com menos conflitos, e por trás das propostas educacionais há uma expectativa sobre a formação do ser ideal. Contudo, para que tal expectativa seja atendida é necessário olhar a realidade ao nosso redor, ou seja, conhecer o país, sua sociedade e compreender o momento que estamos vivendo, para concluir se os ensinamentos da escola estão voltados para a formação de um homem político ou de um homem para o trabalho. BUARQUE, D. Brasil é 2º país com menos noção da própria realidade, aponta pesquisa. Folha de São Paulo, online, 2017. (adaptado). Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2018. Nesse sentido, considerando o contexto educacional brasileiro e os conteúdos ensinados nas escolas atualmente, faça um texto argumentativo se posicionando sobre o tipo de ser humano que está sendo formado para atuar em nossa sociedade.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
4

Olá!

Conforme explicitado no texto, os individuos hoje formados dentro do contexto escolar, ainda apresentam um elevado grau de alienação social.

Isto pode ser explicado por conta do modelo ainda tradicional de ensino em muitas escolas, o qual apenas baseia-se no modelo unidirecional, em que o aluno é desprovido de qualquer poder questionador, assim como pelo descaso do aluno com o ensino, o que levam ao mesmo resultado.

Perguntas similares