Leia a passagem abaixo sobre a habilidade leitora. Mokhtari e Reichard (2002) relatam que há concordância entre pesquisadores sobre a importância da consciência e do monitoramento para uma leitura habilidosa e eficiente. Os autores definem o termo metacognição aplicada à leitura como sendo o conhecimento que o leitor possui de sua própria cognição envolvida na atividade de leitura e as estratégias de auto-controle que possui para monitorar e regular a compreensão textual. Por sua vez, Jacobs e Paris (1987) apontam para o fato de que leitores menos habilidosos raramente utilizam estratégias de leitura para auxiliá-los na compreensão, ao passo que leitores mais habilidosos frequentemente utilizam uma série de estratégias para verificar sua compreensão durante a leitura, como, por exemplo, prever o conteúdo, ler à frente e voltar na leitura, entre outros. Assim, para os autores, a diferença entre leitores mais e menos habilidosos é o uso independente que fazem das estratégias de leitura . BRAATZ, Simara Cristiane. & MINDAL, Clara M. A consciência como estratégia metacognitiva para a Compreensão leitora de textos na língua inglesa. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3036/384. De acordo com a passagem acima é INCORRETO afirmar que: a. Uma leitura habilidosa e eficiente é exclusivamente o resultado de uma habilidade leitora natural que alguns alunos possuem. b. Uma leitura habilidosa e eficiente pode estar relacionada à consciência e monitoramento do próprio processo de leitura. c. Utilizar-se de estratégias de leitura pode ser considerada como uma postura metacognitiva. d. Leitores menos habilidosos raramente estão conscientes de seus próprios processos durante a leitura. e. Prever o conteúdo de um determinado texto, ler à frente e voltar na leitura são estratégias de leitura
Respostas
respondido por:
20
Letra A: Uma leitura habilidosa e eficiente é exclusivamente o resultado de uma habilidade leitora natural que alguns alunos possuem.
respondido por:
21
a. Uma leitura habilidosa e eficiente é exclusivamente o resultado de uma habilidade leitora natural que alguns alunos possuem.
Olá! Não é preciso nem mesmo que escrevamos sobre as outras alternativas, uma vez que a primeira assertiva já é, claramente, errônea, dado que não é, a leitura, um dom inato, mas aprendido socialmente. A aprendizagem correta e adequada possibilita uma leitura mais proveitosa por parte dos alunos, e técnicas neste sentido devem ser direcionadas a estes indivíduos, para que possam, sem sombra de dúvidas, desenvolver suas habilidades.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás