1. Por que “é tão cômodo ser menor”? 2. Por que é importante ao ser humano superar o estado de menoridade? 3. Estabeleça ligação entre autonomia e maioridade moral. 4. De que modo instituições como o Estado e a Igreja, podem manter o homem em estado de menoridade? 5. O homem pode ser livre sem ser racionalmente emancipado?
Respostas
Olá,
1. É tão cômodo ser menor porque esse estado é mantido pela inércia emocional, sendo que os mecanismos de defesa do indivíduo são aversos à mudança; é mais fácil manter os hábitos e pensamentos de sempre; o comodismo é muito forte.
2. É importante superar o estado de minoridade porque ele torna o homem sempre dependente dos outros, em todos os aspectos de sua vida.
3. Podemos estabelecer uma ligação entre autonomia e maioridade moral partindo do princípio que Kant vê a necessidade do homem ser autônomo, capaz de compreender o mundo, seu papel nele e os acontecimentos, e isso liga-se diretamente com a maioridade moral, isto é, do homem governar suas ações, em vez de ser governado imoralmente por outros homens.
4. Estado e Igreja podem manter o homem no estado de menoridade porque o condicionam, o prendem às suas ideias, colocam as pessoas no "piloto automático", retiram o seu senso crítico e capacidade reflexiva.
5. Não, o homem que não é racionalmente emancipado não é livre, e vice-versa, pois a liberdade liga-se inseparavelmente com a emancipação racional, a capacidade de pensar por vi e de viver por si.
Abraços!