• Matéria: Geografia
  • Autor: paulaguths
  • Perguntado 7 anos atrás

Como é a economia da América latina e América Anglo saxônica

Respostas

respondido por: gleiciferreira
14
O destaque da economia da América Anglo Saxônica fica restrito basicamente aos Estados Unidos e ao Canadá, que são considerados potências mundiais e se destacam na parte industrial e também agrícola.

A América Anglo Saxônica é formada pelos países influenciados pelo Reino Unido no idioma oficial, o inglês, e nos aspectos culturais. Canadá (com exceção da província de Quebec) e Estados Unidos são os países desenvolvidos da América do Norte que fazem parte desse grupo, mas a Guiana, situada na América do Sul, e Belize, situada na América Central, também estão inseridas nele.

Enquanto a imensa maioria dos países europeus já usufruía dos benefícios da industrialização, na América Latina predominava o domínio das elites agrárias no comando político e econômico. A economia destinava-se a produção de gêneros agrícolas que abasteceriam principalmente o exigente mercado internacional.

Em muitos países ainda predominava a monocultura. No Brasil, por exemplo, o café foi a base da economia até o ano de 1929.



As grandes potências mundiais viram na América Latina um consumidor em potencial dos seus produtos industrializados. Essa necessidade em adquirir mercadorias fabricadas pelas potências industriais gerou uma enorme dependência dos países latino americanos, sobretudo dependentes da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Para agravar esse cenário, muitas nações tomaram empréstimos com as potências, estreitando ainda mais os laços de dependência econômica.

A formação dos Estados Nacionais não significou a independência integral da população. O poder nessas novas nações passou a ser exercido por elites locais que seja através de um regime republicano ou monárquico, foi marcado pelo autoritarismo.

As alianças políticas eram formadas em troca de favores como proteção, terras e cargos públicos a seus aliados. No Brasil, a primeira Constituição promulgada em 1824 apresentava forte caráter autoritário com a criação do poder moderador, que dava plenos poderes ao imperador D. Pedro I.

Na América hispânica o domínio exercido pelos criollos (filhos de espanhóis nascidos na América) fez com que a maioria da população permanecesse controlada por um governo autoritário.

Ao longo do século XIX as fronteiras dos novos Estados ainda passaram por algumas transformações. Conflitos como a Guerra do Pacífico que envolveu o Chile, Bolívia e Peru na disputa pelo Deserto do Atacama; Guerra do Paraguai disputa que definiu as fronteiras entre Brasil, Paraguai e Argentina; Guerra Cisplatina desencadeada pela anexação do território uruguaio por D. Pedro I foram alguns confrontos regionais que influenciaram na reorganização dos limites fronteiriços.

Ainda no início do século XX, os países latino-americanos, continuavam a fornecer matérias-primas e gêneros agrícolas as potências industrializadas, porém a deflagração da Primeira Guerra Mundial em 1914 alteraria essa situação.

Com a eclosão do conflito, a América Latina foi impedida de comercializar com essas nações devido à guerra, o que os obrigou a produzir internamente o que antes era comprado dos Estados Unidos ou da Europa. Essa política ficou conhecida como substituição de importações.

Espero ter ajudado.
respondido por: alcineibatrodrigues
4

Resposta:

a america anglo-saxonica tem mais do que a america latina :>

Explicação:

TATAKAE

Perguntas similares