A descoberta de Durkheim para a Sociologia da Educação consistem em: I - Consistem na concepção da educação como uma coisa eminentemente social que levou Durkheim a argumentar que não havia apenas uma forma de educação, II – ideal ou real, mas numerosas formas; na verdade, havia tantas formas diferentes de educação quantos os meios diferentes numa determinada sociedade III – existencialismo social baseado na descoberta do organismo social faz referência a educação. Está correto:
Respostas
Durkheim afirma que “espera ter definido exatamente o domínio da sociologia, domínio esse que só compreende um determinado grupo de fenômenos. Um fato social reconhece-se pelo seu poder de coação externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos; e a presença desse poder reconhece-se, por sua vez, pela existência de uma sanção determinada ou pela resistência que o fato opõe a qualquer iniciativa individual que tenda a violentá-lo [...]. É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais”. Os fatos sociais dariam o tom da ordem social, sendo construídos pela soma das consciências individuais de todos os homens e, ao mesmo tempo, influenciam cada uma.
Resposta:
APENAS I E II CORRETAS:
Explicação: I - Consistem na concepção da educação como uma coisa eminentemente social que levou Durkheim a argumentar que não havia apenas uma forma de educação, II – ideal ou real, mas numerosas formas; na verdade, havia tantas formas diferentes de educação quantos os meios diferentes numa determinada sociedade-