Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os “argumentos de autoridade” já não valem. Em que, para ser-se, funcionalmente, autoridade, se necessita de estar sendo com as liberdades e não contra elas. 3.1. (valor: 0,3) Os três termos sublinhados são anafóricos. O que cada um deles retoma? 3.2. (valor: 0,3) No contexto do parágrafo, que de tipo de relação semântica estabelece cada um dos seguintes conectores (em negrito no trecho acima): mas, enquanto e assim?
Respostas
respondido por:
3
Olá!
De acordo com o enunciado, é possível entender que os termos anafóricos constituem os termos que realizam a retomada de alguma ideia. Ou seja, fazem a retomada das seguintes ideias: o educador e o educado.
Em relação ao conectores, o “mas” faz o estabelecimento de uma relação adversa. O conector “enquanto” compreende uma ideia de finalidade e o “assim” aborda uma ideia de conclusão, termina uma ideia.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás