(CEPBJ) Leia a letra da canção a seguir.
Bossa Nova mesmo é ser presidente
Desta terra descoberta por Cabral
Para tanto basta ser tão simplesmente
Simpático, risonho, original
Depois, desfrutar da maravilha
De ser o presidente do Brasil
Voar da "velhacap" pra Brasília
Ver o Alvorada e voar de volta ao Rio
Voar, voar, voar, voar, voar pra bem distante
Até Versailles, onde duas mineirinhas
Valsinhas, dançam como debutantes
Interessante
Mandar parente a jato pro dentista
Almoçar com o tenista campeão
Também pode ser um bom artista
Exclusivista. Tomando, com Dilermando,
umas aulinhas de violão. Isso é viver como se aprova
É ser um presidente bossa-nova
Bossa Nova, muito nova, nova mesmo
Ultra nova
CHAVES, J. Presidente Bossa-Nova. In: História da Música Popular Brasileira. São Paulo: Abril Cultural, fascículo e LP n. 41.
A letra dessa canção deixa transparecer uma crítica política ao presidente Juscelino Kubitschek, bem como o clima de inovação que marcou a história do Brasil a partir da segunda metade dos anos de 1950.
Tendo em vista o que foi estudado a respeito dos movimentos culturais brasileiros desse período, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. O nacional-desenvolvimentismo nesse período sepultou a cultura brasileira, mediante a imposição dos padrões culturais hollywoodianos.
b. A década de 1950 abriu caminho para o desenvolvimento da música nordestina, que se transformou, nos anos de 1960, em referência nacional.
c. A construção de Brasília representou a associação entre os ideais dos movimentos culturais brasileiros que tinham como inspiração a cultura mericana do pós-guerra.
d. O nacional-desenvolvimentismo vigente nesse período originou manifestações culturais como o cinema novo, a bossa-nova e o teatro político.
e. A euforia promovida pelo Plano de Metas, que prometia um crescimento de nossa economia na base de "50 anos em 5". Além disso, favoreceu a emergência do movimento conhecido como "Jovem Guarda", liderado por Roberto Carlos.
Respostas
a. O nacional-desenvolvimentismo nesse período sepultou a cultura brasileira, mediante a imposição dos padrões culturais hollywoodianos.
Falso. A crítica do texto não se associa a este tipo de visão. O naciona-desenvolvimentismo lança foco no Brasil.
b. A década de 1950 abriu caminho para o desenvolvimento da música nordestina, que se transformou, nos anos de 1960, em referência nacional.
Falso. A música nordestina, importante que é, não manifestava-se no período como referência nacional.
c. A construção de Brasília representou a associação entre os ideais dos movimentos culturais brasileiros que tinham como inspiração a cultura americana do pós-guerra.
Falso. Os ideias era nacionalistas, numa perspectiva de desenvolvimento próprio, associados ao Plano de Metas.
d. O nacional-desenvolvimentismo vigente nesse período originou manifestações culturais como o cinema novo, a bossa-nova e o teatro político.
Correto. Todas estas manifestações culturais representam movimentos inseridos no contexto dos anos 50, associados às novas perspectivas de nacionalismo.
e. A euforia promovida pelo Plano de Metas, que prometia um crescimento de nossa economia na base de "50 anos em 5". Além disso, favoreceu a emergência do movimento conhecido como "Jovem Guarda", liderado por Roberto Carlos.
Falso. Não há relação das informações expostas com a proposta articulada pelo enunciado.