• Matéria: Biologia
  • Autor: juliarenata4443
  • Perguntado 7 anos atrás

a eritroblastose fetal e uma doença em que, por incompatibilidade de Rh, o sangue da mãe (Rh negativa) cria anticorpos que atuam contra o feto que está sendo gerado (Rh positivo), principalmente a partir da segunda gestação. Antigamente, eram realizadas transfusões de sangue para tratar a doença. Com o desenvolvimento da Medicina diagnosticada (exames), o tratamento pode ser feito durante a gravidez, com a sensibilização dos anticorpos presentes no organismo materno.

a) O que são transfusão?

b) Todas as pessoas podem receber todos os tipos de sangue?

Respostas

respondido por: Amanda3566
3

a)Transfusão é o ato médico de transferir um sangue ou hemocomponentes deste (plasma sanguíneo, plaquetas, hemácias e leucócitos)[1][2] de um doador para o sistema circulatório de um receptor. Para o sucesso do procedimento, é necessário haver uma compatibilização entre os agentes.[3] É um tipo de terapia que tem se mostrado muito eficaz em situações de choque, hemorragias ou doenças sanguíneas. Frequentemente usa-se transfusão em intervenções cirúrgicas, traumatismos, hemorragias digestivas ou em outros casos em que tenha havido grande perda de sangue.

b)Não, cada indivíduo tem uma tipagem sanguínea que é compatível com outras, mas não necessariamente todas, como o O - que é doador universal, e o AB que é receptor universal.

Perguntas similares