Um elemento alumínio, de número atômico 13 se combina com o cloro de número atômico 17,formando o cloreto de alumínio. Qual e a fórmula desse composto e o tipo de ligaçao?
Respostas
Olá. Primeiramente vamos fazer a distribuição eletrônica dos dois átomos utilizando o diagrama de Linus Pauling. Lembrando que o número à esquerda das letras são as camadas, e os números à direita da letra são os elétrons distribuídos:
Alumínio (Al): 13 elétrons → 1s2 2s2 sp6 3s2 3p1
Percebemos então que o alumínio tem 3 camadas. O número de elétrons na última camada é 3 elétrons. Para que um átomo consiga se juntar a outro, ele tem que estar estável, ou seja, ter 8 elétrons na camada de valência. Como o alumínio tem 3 elétrons na camada de valência, é mais fácil ele doar esses 3 elétrons do que receber 5, ficando assim com a camada 2 completamente preenchida. Assim, sua tendência é mandar 3 elétrons (negativos) embora. Com isso, ele ficará mais positivo e seu íon será: Al ⁺³
Cloro (Cl): 17 elétrons → 1s2 2s2 sp6 3s2 3p5
Percebemos então que o cloro tem 3 camadas. O número de elétrons na última camada é 7 elétrons. Para que um átomo consiga se juntar a outro, ele tem que estar estável, ou seja, ter 8 elétrons na camada de valência. Como o cloro tem 7 elétrons na camada de valência, é mais fácil ele ganhar 1 elétron do que doar, ficando assim com a camada completamente preenchida. Assim, sua tendência é ganhar 1 elétron (negativo). Com isso, ele ficará mais negativo e seu íon será: Cl ⁻¹
Quando fazemos a ligação de dois átoms, sempre colocamos o íon positivo primeiro, seguido do íon negativo. Os números acima dos íons "tombam" à frente do elemento oposto e os sinais somem. Assim, teremos o seguinte composto:
Al₁Cl₃
O número 1 não precisa aparecer. Assim, a fórmula do composto será AlCl₃.
Como é uma ligação em que um elemento perde elétrons e o outro ganha, temos uma ligação iônica.
Espero ter ajudado ;)