• Matéria: História
  • Autor: JefteKalebe4007
  • Perguntado 7 anos atrás

A Psicologia Sócio-Histórica tem como base a teoriade Vygotsky, que afirma que o desenvolvimento humano se dá por meio das relações sociais que o indivíduo mantém no decorrer de sua vida. A corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. I) Para Vygotsky, a projeção do conceito de atividade na prática pedagógica reveste de especial atenção a importância da ação do aluno enquanto transformadora de suas relações com os conteúdos e enquanto constitutiva de sua inteligência. II) Para o autor, o ensino pautado na ação do aluno é aquele que, além de ser capaz de criar novas conexões e elaborações no nível de um determinado conteúdo, favorece o desenvolvimento de processos mentais superiores que envolvem análises, sínteses, abstrações e generalizações inteligentes. III) Na perspectiva de Vygotsky, o papel de mediador do professor na dinâmica das interações interpessoais e na interação das crianças com os objetos de conhecimentos é fundamental. As demonstrações, explicações, justificativas e questionamentos do professor são importantes no processo educativo. IV) Vygotsky, assim como Piaget, aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos. Para Vygotsky, os fatores biológicos preponderam sobre os sociais desde início da vida das crianças e as oportunidades que se abrem para cada uma delas são muitas e variadas, adquirindo destaque em sua teoria as formas pelas quais as condições e as interações humanas afetam o pensamento e o raciocínio. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. As afirmações I, II e III estão corretas. b. Apenas a afirmação IV está correta. c. Todas as afirmações estão corretas. d. Somente as afirmações II e IV estão corretas.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
0

Olá!

A alternativa correta é:

d. Somente as afirmações II e IV estão corretas.

A obra de Vygotsky era inovadora já no segundo congresso de psiconeurologia ele apresentou um trabalho propondo uma psicologia materialista, para entender os fenômenos a partir da interação dos aspectos biológicos e sociais no desenvolvimento.

Em sua obra a ação do aluno é essencial para seu desenvolvimento. Ele também acredita que exista uma sobreposição de fases em que todas as crianças passam por.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares