Respostas
O garoto encontra um amigo verdadeiro, mas descobre durante o Halloween, que tudo não passava de um pedido do diretor da escola para que ele não se sentisse deslocado. Desiludido, ele volta para casa e sua irmã mais velha, que convive com o drama de ser sempre deixada em segundo plano, conversa com ele. Ela, por sua vez, foi largada pela melhor amiga, e no momento, encontrou um rapaz negro como sua nova companhia, chegando inclusive a entrar pra uma peça teatral para poder se socializar.
Com o tempo, o garotinho encontra uma nova amiga, que também se sentia sozinha e mais tarde, seu colega volta às boas com ele, ao perceber que sua aparência estranha não era nada perto do prazer de ser seu amigo. Só que um playboyzinho da sala começa a fazer bulliyng com Auggie, e seu amigo toma as dores e bate no colega. As humilhações não param e o diretor da escola decide chamar a família do playboyzinho e descobre que eles também são preconceituosos ao extremo e não aceitam a presença de Austin, o que culmina na transferência do garoto bulinador (ele se arrepende do ocorrido, mas os pais não aceitam a situação e o tiram da escola).
Em meio a isso tudo, a família decide ir à estreia da peça da filha e antes que ela comece, a ex-melhor amiga dela resolve deixar o papel principal pra ela, já que percebe a insensatez que fez ao abandonar sua amizade. Todos se espantam, mas a garota dá um show na apresentação e de quebra, conquista de vez o namoradinho que chegou até a apresentar pra família.
Austin e seu amigo conquistam o 1º prêmio na feira de Ciências da escola. No acampamento de verão, ele é bulinado por garotos mais velhos, mas é defendido pelo seu melhor amigo e outros colegas que vêm ao seu encontro e botam os valentões pra correr.
No fim do ano, quando a família decide ir à formatura da escola, é surpreendida pelo diretor, que dedica o prêmio da noite à Austin, pela sua capacidade de conseguir unir as pessoas. Todos o aplaudem de pé quando ele sobe ao palco para receber a menção.
(O nome do filme se deve à um elogio que mãe do garoto faz ao filho chamando-o de Extraordinário