• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Gislanealmeida
  • Perguntado 7 anos atrás

A construção da própria capacidade de interpretar documentos históricos, localizando-os no tempo e no espaço, permite ao professor da EJA,perceber informações "não explícitas" em determinadas situações. No que se refere a criação da UNESCO: I)Favoreceu a desativação dos grupos e movimentos que auxiliavam na conscientização popular, II)As condições políticas da época não conseguiram determinar sua sobrevivência, sendo extinta em seu primeiro formato e substituído pela Fundação Educar, III)Favoreceu a divulgação e promoção, em âmbito mundial de uma educação voltada para a paz dos povos, IV)Contribuiu para a discussão e implementação de ações ligadas ao analfabetismo, à educação de adultos e às desigualdades sociais, V)Considerou a educação de adultos uma forma de contribuir com o desenvolvimento das nações "atrasadas". Após análise das afirmativas, é correto afirmar que: Alternativas: a) Apenas a afirmativa I, está Correta, b) Apenas as afirmativas I, II e III, estão Corretas, c) Apenas as afirmativas III e IV, estão Corretas, d) Apenas as afirmativas III, IV e V, estão Corretas, e) Apenas as afirmativas I, II, III e V, estão Corretas, 2) Comparar é estabelecer relações entre eventos, processos ou documentos históricos com a realidade mais imediata do aluno (no presente ou no passado recente). Perceber o que há de semelhante e diferente entre momentos históricos distintos, salientar rupturas e continuidades. No processo de comparação, não se busca construir juízos de valor, mas sim compreender as diferenças. Nesse contexto aponte as afirmativas corretas ao tratar sobre o histórico da EJA: I)Até por volta de 1930, os formuladores de políticas ligadas à educação, planejaram a alfabetização de Adultos, com objetivo de instrumentalizar a população a partir dos rudimentos da leitura e da escrita. II)Em 1945, a UNESCO, seguindo uma concepção funcional do processo educativo, defendia a educação de forma passiva e instrumental, sem visão crítica. III) Freire partia do princípio de que a educação deveria ser considerada um ato político; servir tanto para a submissão como para a libertação do povo. Após análise das afirmativas, é correto afirmar que: Alternativas: a) Apenas a afirmativa I, está Correta, b) Apenas a afirmativa II, está Correta, c) Apenas a afirmativa III, está Correta, d) Apenas as afirmativas II e III, estão Corretas, e) As afirmativas I, II e III, estão Corretas, 3) É importante que o pedagogo compreenda a historicidade que envolve a EJA, para melhor posicionar-se diante do contexto atual. Historicamente a EJA, vai conquistando seu espaço, até que durante o período da ditadura militar os movimentos ligados à alfabetização, educação e cultura popular sofrem grande pressão política. Nesse período, mais especificamente por volta de 1967, o governo lança: Alternativas: a) Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL, b) Centros Populares de Cultura (CPC), c) Campanha "de pé no chão também se aprende a ler", d) Movimento de Educação de Base (MEB), e) Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (PROEJA), 4) A educação pode ser analisada a partir de um emaranhado envolvente que consegue conectar a dimensão social, política, econômica, entre outras.Fundamentado na lei LDB n. 9394/96 (art. 1º), o conceito de educação nos é apresentado "não como uma mera transmissão de conhecimentos e informações". Atualmente a educação abrange vários modos de formação do ser humano, que compreende desde sua relação com a natureza, consigo mesmo até a sua relação com os outros homens. Dessa relação originam-se as memórias que ajudam a sociedade a se organizar. Paulo Freire afirma que por meio da educação: Alternativas: a) Os sujeitos têm a possibilidade de passarem de um estágio a outro de consciência, o que acaba por afetar a qualidade de sua ação. b) O sujeito não consegue desvelar a realidade, porque ele se deixa conduzir por uma vocação que o torna alienado e contraditório. c) A mágica da realidade - ilumina o discernimento dos sujeitos, assim a consciência ingênua se desenvolve reinterpretando o óbvio: "a escola não contribui para formação do sujeito". d) A liberdade da consciência individual esclarecida, passa a oprimir a esperança dos sujeitos em sua fase adulta. e) A cultura acaba desenvolvendo na população, de maneira geral, a submissão e a falta de motivação para a luta.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
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Olá.

Como vai?

1. Entende-se que as assertivas I e II são incorretas, pois o intuito não era desativar os grupos que ajudavam na conscientização popular. Pelo contrário, a ideia é que as pessoas discutissem mais, debatessem sobre os assuntos e criassem diálogos a respeito de assuntos como a desigualdade social.

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

2. Todas as assertivas são corretas, vale destacar que que é uma modalidade de ensino que não é realizada somente para quem não concluiu o ensino regular no tempo estabelecido. Não existe uma separação para entrar no EJA.

Sobre essa modalidade de ensino, podemos falar que um dos temas tratados é a inclusão social por meio de debates. Além de que no EJA existe um 'aproveitamento' dos conhecimentos adquiridos de maneira informal pelos alunos que é realizado por meio de exames.

Portanto, a alternativa correta é a letra E.

3. O assunto tratado é o Mobral, Movimento Brasileiro de Alfabetização que foi criado no ano de 1967 com o intuito de fazer com que os adultos que não tiveram condições de estudar pudessem ter essa oportunidade.

Por isso a alternativa correta é a letra A.

4. Para Paulo Freire os sujeitos podiam passar por um outro estágio de consciência, o que pode influenciar a qualidade de suas ações. Por isso a alternativa correta é a letra A.

Abraços!

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