“Notamos que, na Antiguidade, a Hélade (Grécia) era uma abstração, uma vez que os gregos antigos nunca tiveram uma unidade política ou territorial. Basta percebemos a existência de grande número de comunidades estabelecidas no período arcaico, porém diferentes das cidades-estado no período clássico, plenamente estabelecidas.”
Respostas
Olá!!
Segue o restante da questão:
I. Os povos antecedentes dos gregos tiveram origens diversas e nem sempre foram coexistentes.
II. A região do que conhecemos por Grécia não possuía unidade política, isto é, durante a sua existência independente não houve a formação de um reino grego.
III. “Hélade” é uma denominação romana, uma vez que os gregos se reconheciam como originários da “Grécia”.
Estão corretas apenas as afirmativas: Alternativas Alternativa 1: I. Alternativa 2: II. Alternativa 3: III. Alternativa 4: I e II. Alternativa 5: I, II e III.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A resposta correta é a Alternativa 4: I e II
Bom, a primeira afirmativa é verdadeira pois os habitantes da Grécia Antiga na verdade foram criados a partir da junção de vários povos com características diferentes e que foram de períodos distintos como era o caso dos cretenses e os jônios.
A segunda afirmativa também é verdadeira pelo fato de que a nação grega é uma junção de vários povos, mas não funcionavam com apenas uma unidade politica porque eles trabalhavam com o modelo de cidade-Estado sendo que cada uma era independente para governar. Por fim a ultima alternativa é falsa pois a palavra "Hélade" é originalmente grega.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!