Respostas
Durante o período em que estiveram no Nordeste, os holandeses tomaram conhecimento de todo o ciclo da produção do açúcar e conseguiram aprimorar os aspectos técnicos e organizacionais do empreendimento.
Lá montaram uma grande produção açucareira que, em pouco tempo, passou a concorrer com o açúcar do Brasil e logo se impôs no mercado europeu. Consequentemente, provocou a queda das exportações brasileiras. Já na segunda metade do século 17, os engenhos brasileiros estavam em decadência.
Era o fim do chamado ciclo da cana-de-açúcar na história econômica do Brasil. Restava a Portugal encontrar outros meios para explorar economicamente a Colônia.
A Holanda aumentou sua atividade açucareira nas suas terras, e virou uma concorrente direta e forte no ramo açucareiro, outros Impérios também viraram concorrentes, como a Inglaterra, França e vários outros países, assim, com a concorrência grande para Portugal no ramo açucareiro, o Açúcar Português perdeu valor e a economia de Portugal estava sendo prejudicada fortemente, assim, aconteceu o fim da Sociedade Açucareira, a Cana-de-Açúcar não era mais plantada como era antes no Brasil e logo depois os Bandeirantes Paulistas encontraram ouro em Minas Gerais, assim, vai diminuir ainda mais a economia açucareira, e o Açúcar Português perdeu muito seu valor.