Respostas
1°Periférico:
O sistema nervoso periférico, chamado simplesmente de SNP, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). É constituído por nervos e gânglios nervosos. Os nervos se dividem em três tipos:
* Nervos Sensitivos: são os nervos que tem o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;
* Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;
* Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.
Os órgãos receptores são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis). Já os órgãos efetores são basicamente as glândulas e os músculos.
É graças a este sistema que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.
Encefalo:
Cérebro é vulgarmente utilizado como sinónimo de encéfalo, ou massa encefálica, embora na realidade seja apenas uma das partes (juntamente com o cerebelo e o bolbo raquidiano) dessa massa.
A linguagem e o pensamento abstracto, os juízos e o planeamento, o raciocínio avançado e a aprendizagem - tudo isso seria impossível sem o encéfalo altamente evoluído do homem.
Mas o encéfalo é muito, muito mais que o centro da actividade intelectual.
Ele é necessário para respirar, para o metabolismo dos alimentos, até para expelir os dejectos.
O encéfalo regula e coordena todos os movimentos voluntários e involuntários que fazemos, todos as impressões sensoriais que recebemos, todas as emoções que sentimos.
Sem ele não poderíamos apreciar um quadro ou um poema, uma sinfonia ou uma paisagem.
A ele devemos a consciência de nós próprios e do mundo que nos rodeia , a nossa vida inconsciente, a nossa criatividade, a nossa personalidade.
Cerebelo:
A função do cerebelo é coordenar os movimentos do corpo para manter seu equilíbrio. Regula também o tônus muscular, que é o estado de semicontração que os músculos se encontram, para entrarem imediatamente em movimento, sempre que for necessário.
Bulbo
A função do bulbo é conduzir os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa. Também produz os estímulos nervosos que controlam a circulação, a respiração, a digestão e a excreção.