Respostas
Resposta:
Também conhecido como Furacão São Calisto, quando o Grande Furacão de 1780 —considerado o mais letal de todos os tempos — passou pelo Caribe a Escala Saffir-Simpson ainda não havia sido criada. Tampouco existiam todos os equipamentos dos quais dispomos hoje em dia para a coleta de dados científicos da tempestade, portanto, não sabemos exatamente qual era a força dos ventos desse monumental evento meteorológico.
Grande Furacão de 1780
(Hyom History)
Segundo os documentos que existem da época, o furacão atingiu várias ilhas do Caribe, incluindo Barbados, Martinica e St. Lucia, durante seis dias e, com base nos relatos de quem sobreviveu à sua passagem, os meteorologistas estimam que seus ventos atingiram os 320 km/h — o que significa que ele foi um furacão de categoria 5. Mas e com relação ao número de vítimas?
Em 1780, os EUA e a Grã Bretanha estavam se engalfinhando pela Guerra de Independência dos Estados Unidos, e havia vários navios dos dois lados espalhados pelo Caribe. Entre soldados britânicos, norte-americanos e habitantes das ilhas caribenhas, o número de mortes provocadas pela passagem do furacão foi de 22 mil pessoas.
Explicação: