“Os principais temas do pluralismo americano já haviam sido trabalhados nos artigos de James Madison, um dos famosos autores de Os Federalistas. A maior preocupação deste autor era com o poder despótico da maioria e com a força do governo. Para o autor, a divisão interna do governo em vários ramos e a diversidade de grupos na sociedade seria a solução para impedir a tirania política. Outro importante nome da tradição política americana é o francês Alexis de Tocqueville, autor do não menos famoso A democracia na América (1835-1840). Tocqueville tinha intenso temor de que, nas sociedades democráticas contemporâneas, o indivíduo isolado fosse inteiramente dominado pela força avassaladora do Estado. Esse indivíduo só poderia se proteger caso se associasse a outros indivíduos, formando grupos capazes de resistir ao poder estatal”. Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L. D.; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 5). Tendo como referência seus conhecimentos sobre a teoria pluralista, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta. I. Os pluralistas acreditam que a política é uma atividade controlada por uma maioria. II. Os pluralistas acreditam que o poder de influenciar as decisões políticas encontra-se disperso em toda a sociedade. III. Para os pluralistas, as democracias contemporâneas seriam sistemas políticos marcados por uma competição entre uma pluralidade de grupos. IV. Para os pluralistas, as democracias contemporâneas seriam sistemas políticos dominados por uma única elite, coesa e homogênea.
Respostas
Olá,
Alternativa correta: III.
I. incorreto. O sistema pluralista, não obriga e não estimula a participação política dos indivíduos. Através dos colégios eleitorais, com diferentes critérios de contagem de votos, possibilitam a eleição sem maioria de votos.
II. incorreto. Dirigem seus esforços a grupos de interesses para tentar influenciar as decisões políticas.
III. correto. As associações são vistas como grupos com vínculos pessoais e representativas de igualdade social, tornando o sentido associativo amplo e heterogêneo, envolvendo tanto os grupos sociais nas diferentes esferas (social, cultural, econômica e política), quanto diferentes formatos, recursos e intenções.
IV. incorreto. O controle político é exercido através do revezamento de grupos minoritários, evitando-se assim o despotismo, ou seja, predomínio de uma única classe social.