Respostas
Delhi
Nova Délhi é a capital da Índia – e combina com a cidade antiga de Velha Délhi para formar a grande metrópole de Délhi. Délhi tem uma longa história, com sete cidades diferentes construídas por impérios e governos diferentes no mesmo lugar ao longo dos milênios.
Mumbai
Também chamada de “Bombaim” em português e “Bombay” em inglês, Mumbai é o foco da maior área metropolitana da Índia e a sede da famosa indústria cinematográfica de Bollywood. A cidade de Mumbai é o foco da economia indiana e a capital do estado indiano de Maharashtra.
Calcutá
Chamado de “Kolkata” na Índia, Calcutá é mais conhecida no Brasil como a cidade onde Madre Teresa trabalhou com os pobres. Na Índia, Calcutá – capital do estado de Bengala Ocidental – é mais famosa como o centro da grande cultura bengali, que já produziu vários personagens de fama mundial em diversos campos artísticos, como o poeta Rabindranath Tagore e o cineasta Satyajit Rai.
Chennai
Antigamente conhecido como “Madras”, a cidade indiana de Chennai é o foco da cultura tâmil – historicamente a mais importante do sul do país. Chennai também é capital do estado de Tamil Nadu.
Bangalore
Bangalore é o centro da famosa indústria indiana de tecnologia e a sede de inúmeras empresas de software e outsourcing. Capital do estado de Karnataka, a cidade recentemente trocou seu nome oficial de volta para o antigo nome de “Bengaluru” – mas todo mundo ainda chama ela de Bangalore.
Hyderabad
Sede de várias dinastias islâmicas nos séculos antes da independência da Índia, atualmente Hyderabad é capital do estado de Telangana. A cidade é muito importante na moderna indústria tecnologia do país, mas ainda guarda muitos vestígios do seu passado imperial.
Ahmedabad
Ahmedabad é a capital de Gujarat, um dos estados mais ricos da Índia. O ashram do Mahatma Gandhi é localizado nesta cidade, que foi a sede de muitas atividades dele durante a luta para a independência da Índia.
Pune
Localizada no estado de Maharashtra, apenas umas horas de Mumbai, a cidade indiana de Pune é um centro da cultura marathi – e outra cidade muito importante na indústria indiana de tecnologia.
Jaipur
Mais conhecida pelos brasileiros como a cidade onde a novela Caminho das Índias foi filmada, a “cidade rosa” de Jaipur é um dos destinos turísticos mais populares na Índia. Vários palácios e monumentos antigos podem ser visitados na cidade, que originalmente foi construída como a capital dos marajás da região. Hoje em dia, Jaipur é capital do estado de Rajastão.
Kochi
Também chamada de “Cochim” em português e “Cochim” em inglês, Kochi é uma cidade importante no litoral do estado de Kerala, no sul da Índia. A cidade tem uma longa história como um centro de comércio internacional, e sua cidade antiga reflete uma grande mistura de culturas.
Varanasi
Localizada nas margens do sagrado Rio Gânges, a cidade indiana de Varanasi (também chamado de “Benares”) é uma das mais sagradas para os adeptos da religião hindu, que formam quase 80% da população da Índia.
Amritsar
O famoso Templo Dourado, o lugar mais sagrado da religião de sikhismo, se encontra na cidade de Amritsar. A cidade está localizada no famoso estado indiano de Punjab, onde a maioria é adepta desta religião indiana.
Chandigarh
Chandigarh é uma cidade “planejada” (como Brasília) que serve como capital dos dois estados de Punjab e Haryana; foi desenhada pelo famoso arquiteto francês Le Corbusier. Diferente da maioria das cidades indianas – onde o caos geralmente reina – Chandigarh é uma cidade ordenada, organizada, verde, limpa, e tranquila.
Agra
Agra foi capital do grande Império Mogol durante muitos anos, e os monumentos que este império deixou estão entres os mais famosos da Índia – o mais famoso sendo o lendário Taj Mahal.
Mysore
Mysore foi o centro de um reino antigo no sul da Índia; é uma das cidades mais importantes do estado indiano de Karnataka hoje em dia. O palácio real dos marajás de Mysore é um dos mais impressionantes e famosos da Índia.