Diserte sobre as principais características do racionalismo e do empirismo,fazendo um contra ponto.
Respostas
Olá!
Os acontecimentos do Renascimento e o início da ciência moderna levaram a alguns questionamentos sobre quais critério e métodos seguir para a aquisição do "conhecimento verdadeiro". Mais tarde teríamos essas duas escolas de pensamento: o racionalismo e o empirismo. O racionalismo atribui toda sua forma de conhecimento a razão, ao oposto disso o empirismo atribui sua forma de conhecimento aos sentidos.
O Racionalismo acredita no conhecimento "inato", e que o caminho para chegar a esse conhecimento é por meios do exercício da razão, mesmo sem antes de ter uma experiência sensorial. Um grande exemplo é a própria matemática, onde não precisamos sentir para aprender.
Já o empirismo acredita que o conhecimento é obtido através da experiência sensorial. Diz que os cinco sentidos é o que formam informações ao nosso cérebro. Como por exemplo quando nascemos não sabemos o que é morango, mas ao vermos a cor, saborearmos, tocarmos acabamos usando todos nossos sentidos para formar um conhecimento. Sendo assim, nossas ideias são o reflexo que nossos sentidos perceberam do mundo.
Seus contrapontos:
Racionalismo
- Verdade vem por evidência e lógica;
- As ideias são inatas;
- Método indutivo, parte do particular para o geral;
- O conhecimento existe a priori;
Empirismo
- Verdade vem por sentidos;
- As ideias vem da aprendizagem;
- Método dedutivo, parte do geral para o particular;
- O conhecimento existe a posteriori;