(COPEL UFPR - adaptada) Leia o texto. Os agentes do campo da política ambiental promovem o consenso de que a dinâmica do jogo deve estar limitada pelo cuidado em não obstaculizar os interesses da acumulação e pela necessidade de obter mitigações ambientais. É precisamente nesses termos que os agentes podem se legitimar apresentando uma imagem do campo da política ambiental como um jogo sério e responsável, no qual os cuidados com a defesa do meio ambiente não se curvam aos interesses econômicos, mas também não os obstaculizam irresponsavelmente. CARNEIRO, E. Modernização recuperadora e o campo da política ambiental. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 78. Trabalhando com a noção da adequação ambiental, o autor aborda um tipo de política pública que resulta Escolha uma: a. na ação do aparelho estatal segundo critérios empresariais. b. no uso dos recursos naturais segundo a lógica do mercado. c. na conduta dos gestores públicos segundo parâmetros profissionais. d. na realização de estudos de impacto segundo p
Respostas
Olá!
Parece que você esqueceu as alternativas.
a. na ação do aparelho estatal segundo critérios empresariais.
b. no uso dos recursos naturais segundo a lógica do mercado.
c. na conduta dos gestores públicos segundo parâmetros profissionais.
d. na realização de estudos de impacto segundo procedimentos objetivos.
e. no funcionamento das agências regulatórias segundo padrões transparentes.
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa B está correta.
Bem, a utilização dos recursos naturais, estão diretamente ligadas ao profissional do campo, por isso, se faz necessário uma série de medidas que regulem, observem e avaliem os processos.
Podemos ressaltar também, que inclusive o setor estatal precisa de responsabilidade social, pois suas ações não podem ser danosas ao meio ambiente, pois mesmo que o lucro seja exponencial é importante proteger nossos ecossistemas.
Valeu!