Ferida (Figura 1) é qualquer interrupção na continuidade da pele, que afeta sua integridade. Também é definida como uma deformidade ou lesão que pode ser superficial ou profunda, fechada ou aberta, simples ou complexa, aguda ou crônica. As feridas são superficiais quando limitadas à epiderme, derme e hipoderme, e profundas, quando outras estruturas são atingidas (fáscias, músculos, aponeuroses, articulações, cartilagens, tendões, ligamentos, ossos, vasos e órgãos cavitários).
Fonte: Disponível em: . Acesso em 18 de janeiro de 2018.
Figura 1 – Exemplo de ferida
ferida
Fonte: Disponível em: . Acesso em 18 de janeiro de 2018.
Diante do exposto, analise as asserções:
I - As feridas operatórias podem apresentar sangramento e secreção, que também constituem sinais importantes que devem ser evidenciados e tratados assim que diagnosticados,
PORQUE
II - podem ser intercorrências que evoluem para deiscência que é a ruptura das bordas da ferida parcial ou totalmente, causando evisceração - exteriorização das vísceras.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. As proposições I e II são falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I.
Respostas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I.
A alternativa correta é a letra E. As feridas operatórias quando apresentam sangramento e secreções devem ser vistas de imediato pois são sinais de algo não está correto e que pode evoluir para a ruptura das bordas da ferida, expondo a parte interna do ferimento.
O que são Feridas?
Feridas constituem a perda da integridade da pele seja por motivos externos como traumas ou por necessidade cirúrgica, ou por motivos internos, uma doenças que se exterioriza causando a ferida.
Uma ferida operatória é resultante de uma necessidade cirúrgica. Havia uma doença foi feito uma abertura na pele e demais tecidos para se ter acesso a doença e posteriormente foi fechado através das suturas.
Quando feridas operatórias apresentam sangramento e secreção, devem ser vistas imediatamente pelo médico, pois algo não previsto pode estar ocorrendo internamente e isso resultar na deiscência que é a ruptura das bordas da ferida parcial ou totalmente.
Em casos mais sérios a deiscência pode promover a evisceração - exteriorização das vísceras que aumenta os riscos de contaminação da ferida por exposição e infecção da região.
Assim podemos concluir que toda ferida deve ser cuidada de acordo com as orientações médicas para evitar riscos de exposição a contaminação e possível infecção da região.
Aprenda um pouco mais sobre as feridas operatórias aqui: brainly.com.br/tarefa/24664094
#SPJ2