• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Ensinar e, enquanto ensino, testemunhar aos alunos o quanto me é fundamental respeitá-los e respeitar-me são tarefas que jamais dicotomizei. Nunca me foi possível separar em dois momentos o ensino dos conteúdos da formação ética dos educandos. A prática docente que não há sem a discente é uma prática inteira. O ensino dos conteúdos implica o testemunho ético do professor. A boniteza da prática docente se compõe do anseio vivo de competência do docente e dos discentes e de seu sonho ético. Não há nesta boniteza lugar para a negação da decência, nem de forma grosseira nem farisaica. Não há lugar para puritanismo. Só há lugar para pureza.” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Livro digital, 2002, p. 56-58). Acho o texto acima muito bom para pensarmos nosso papel de professores e nossa imensa responsabilidade, pois assumir o ensino como profissão é saber se reinventar e buscar a ética constantemente. Após a leitura do texto acima proponha uma aula para alunos do quinto ano na qual eles terão de discutir um assunto polêmico, mas terão de falar também de ética. No Saiba Mais desse componente você encontra textos que irão lhe ajudar a pensar sobre ética e assuntos polêmicos em sala de aula. O plano de aula deve conter: Título da aula; Escolha um assunto polêmico que possa ser debatido por alunos do quinto ano; Problema gerador da aula (questão central a ser debatida na aula e que precisa tratar de ética); Objetivo da aula; Descrição da atividade para sala de aula.

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

Olá!


Podemos tratar de um tema muito comum, a violência na escola.

Um caso em uma Instituição Escolar Estadual no Rio de Janeiro onde um aluno agrediu um professor prejudicando o ambiente de aula indo na contramão de uma formação adequada.  

O problema gerador deste fato, está relacionado a questão de educação, conscientização e orientação dentro e fora no espaço escolar, por isso, é importante que a escola esteja junto de todos esses casos, tratando e apresentando aos pais, mas mais que isso, o ensino seja inclusivo e ético, para que o aluno saiba as regras que a instituição possui e possa desfrutar apenas dos fatores positivos do espaço escolar.

Valeu!


Perguntas similares