• Matéria: História
  • Autor: fabiojosedeolipdj2iz
  • Perguntado 7 anos atrás

A consciência ambientalista mundial, em seu esforço de compreensão e superação da degradação ambiental sofrida pelo planeta, formula, na década de 1980, um novo olhar acerca do problema, distinto daquele que polarizou a década anterior na Conferência das Nações Unidas, realizada em Estocolmo. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que identifica esse novo olhar.

Respostas

respondido por: kacauchan
106

Olá!


Segue o restante da questão:


A) os chamados ¿verdes¿, que defendiam uma ecologia social, propunham uma melhor distribuição da renda, com produção e consumo de acordo com as necessidades das pessoas e não do lucro.

B)os ¿verdes¿, aqueles que defendiam um novo tipo de civilização, sem exploração do homem pelo homem, e distribuição equânime da riqueza socialmente produzida.

C) movimento verde, cuja proposta aponta á necessidade do controle populacional, com base na ideia de que não há condição do planeta brigar mais de 1 bilhão de seres humanos.

D) os ecologistas, que subordinavam o avanço da humanidade às condições de exploração civilizada da natureza humana.

E) movimento ecológico, cuja proposta aponta à necessidade de uma alimentação humana mais saudável, sem agrotóxicos e outros defensivos agrícolas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

A resposta correta é a de letra A) os chamados verdes, que defendiam uma ecologia social, propunham uma melhor distribuição da renda, com produção e consumo de acordo com as necessidades das pessoas e não do lucro.


Bom, a questão do meio ambiente juntamente com a degradação do mesmo e o que isso ocasiona na natureza, com o impacto na vida dos seres humanos e de outros animais é um dos maiores problemas da atualidade.  

E essa consciência critica sobre essa situação só começou a se formar a partir dos anos 60, que ganhou força depois da reunião em Estocolmo, ano de 1972 com o apoio da ONU. Os "verdes" também desaprovam o "produtivíssimo" que surgiu com a finalidade de ter um lucro rápido aumentando o consumismo.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

respondido por: lislighnemotta
20

Resposta:

 

os ¿verdes¿, aqueles que defendiam um novo tipo de civilização, sem exploração do homem pelo homem, e distribuição equânime da riqueza socialmente produzida

Explicação:

A questão ambiental, ou seja, o problema da degradação do meio ambiente e suas repercussões sobre a natureza,particularmente sobre os seres vivos, inclusive do ser humano, constitui um dos grandes problemas da contemporaneidade.Uma consciência social cada vez mais ampla, informada e crítica, tem origem somente nos anos 1960. O Direito passa aincorporar a questão a partir dos anos 1970, quando ocorre o primeiro grande encontro internacional, sob patrocínio da ONU,em Estocolmo, em 1972, tendo por tema o meio ambiente e sua relação com o processo de desenvolvimento, já queprevalece a tese de que o problema está diretamente ligado às emissões de gases de efeito estufa provenientes do processede industrialização vivido pelo planeta nos últimos séculos.O tema é polêmico e as avaliações oscilam desde aquelas que negam o problema àquelas que, no outro extremo, pretendemcongelar ou zerar o curso do desenvolvimento, notadamente do processo produtivo. Aos marxistas e, posteriormente, aos¿verdes¿ caberão as críticas que tentarão um equilíbrio entre a necessidade de preservação do planeta e a preservação doprocesso de desenvolvimento. Essas duas teses propõem alterações no sistema produtivo, na economia capitalista e nacultura fortemente consumista da parte da humanidade que tem acesso aos bens e serviços abundantemente produzidos.Os marxistas, em sua análise do capitalismo como um sistema intrinsecamente injusto, mas defensores do processo dedesenvolvimento, até para que grande parte da humanidade, ainda excluída ou parcialmente incluída, possa, também, sebeneficiar do acesso a bens e serviços essenciais, defendem sua superação em nome de outro tipo de sociedade, na qual aigualdade social e econômica seja possível. Nesta perspectiva, o fim da exploração do homem pelo homem, quanto a

No tocante a Responsabilidade Social existem 3 aspectos . Um deles é a Obrigação Social que consiste em (marque a opçãocorreta):Constatada a existência de sérios problemas ambientais vividos pelo planeta, e estabelecida uma consciência mundialacerca do problema, algumas iniciativas importantes tem sido tentadas a fim de resolver ou, pelo menos, amenizar suasconsequências. Uma delas, o chamado Protocolo de Quioto, fruto de conferência mundial realizada na cidade de mesmonome, no Japão, em 2005, pretendia comprometer os países membros da comunidade internacional com metas concretasde redução de emissão de gases de efeito estufa. O Protocolo firmava um processo de redução a ser praticadosucessivamente em dois momentos.Assinale entre as alternativas a seguir aquela que descreve o conteúdo do que foi acordado no primeiro momento.exploração irracional da natureza, em nome do lucro imediato, somente seriam alcançadas em outro modelo de sociedade,socialista, baseado na planificação econômica com vistas à superação das desigualdades sociais e da degradação ambiental.Os chamados ¿verdes¿, também críticos do produtivismo em nome do lucro imediato e do consumismo, como padrão deexistência e realização pessoal, não defendem necessariamente a mudança de sistema social como condição para superaçãodos problemas ambientais

Perguntas similares