Respostas
O forte crescimento econômico que colocou a Índia na lista de emergentes aumentou a desigualdade social do país e pode comprometer seriamente sua inclusão no clube das potências mundiais até 2020. Analistas e lideranças políticas ouvidas pela BBC Brasil afirmam que o fato de a Índia ter milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza impõe um limite ao crescimento do PIB nacional, comprometendo a continuidade do desenvolvimento e aumentando o risco de instabilidade social e violência.
A Índia apesar de apresentar algumas deficiências em alguns setores do país e ainda apresentar desigualdade social, devido a alguns altos índices de pobreza, de doenças, analfabetismo e desnutrição, o país vem crescendo e se desenvolvendo economicamente, sendo reconhecido mundialmente pela sua atividade industrial expressiva.
O crescimento da economia da Índia deve-se as multinacionais que estão instaladas no país. Essas empresas se instalaram no país devido os atrativos que ele oferece como: o alto número de mão-de-obra com baixo custo e o elevado mercado consumidor.
Mesmo com o grande desenvolvimento econômico que o país vem apresentando nos últimos anos, o governo da Índia ainda comete algumas falhas, gasta mais do que arrecada e assim, a dívida externa aumenta cada vez mais, prejudicando o desenvolvimento da nação, e diante a rapidez com que a população cresce, o país necessita de maiores investimentos por parte do governo nas áreas: social, ambiental e econômica.