• Matéria: Português
  • Autor: sofiaedeac
  • Perguntado 7 anos atrás

qual a diferença entre a peça romeu e julieta e o filme romeu e julieta

Respostas

respondido por: eduarda23647
11

Voltar

"Romeu e Julieta" em duas versões cinematográficas

MARKETING

Este artigo apresenta uma breve análise de duas adaptações cinematográficas de uma das obras mais conhecidas de Willian Shakespeare “Romeu e Julieta”. A pesquisa tomará como ponto de partida o filme “Romeu e Julieta”, exibido em 1968, do diretor Franco Zeffinelli para, a partir dele, realizar uma comparação com o filme de mesmo título, exibido em 1996, dessa vez do diretor Braz Luhrmann, adaptado da mesma obra.Os dois filmes, em sua época, foram as produções que tratavam de Shakespeare que mais bateram recordes de vendas, sendo que o filme lançado em 1996 atraiu para os cinemas um público mais jovem. Nossa análise privilegia a linguagem utilizada na obra, a caracterização do figurino e os cenários apresentados, também no que diz respeito ao tema amor e vingança. Os filmes apresentam basicamente o mesmo enredo, porém, com adaptações diferentes, em função da época de exibição.

INTRODUÇÃO 
Este artigo pretende analisar as duas adaptações cinematográficas de uma das obras mais conhecidas de Willian Shakespeare: “Romeu e Julieta”. Esse é um clássico da literatura estrangeira, que tem instigado diversos diretores de filmes e pesquisadores, seja na tragédia, seja no romance.

A pesquisa toma como ponto de partida o filme “Romeu e Julieta”, exibido em 1968, do diretor Franco Zeffinelli, para, a partir dele, realizar uma comparação com o filme de mesmo título, exibido em 1996, do diretor Braz Luhrmann, adaptado da mesma obra. Os diretores dos filmes não deixam de tratar da rivalidade que existia entre as duas famílias, Capuletos e Montecchios, o grande conflito da obra.

Os dois filmes, em sua época, foram as produções que tratavam de Shakespeare que mais bateram recordes de vendas, sendo que o filme lançado em 1996 atraiu para os cinemas um público mais jovem. Nossa análise privilegia a linguagem utilizada na obra, a caracterização do figurino e cenários apresentados, também no que diz respeito ao tema amor e vingança. Os filmes apresentam basicamente o mesmo enredo, porém, com adaptações diferentes, em função da época de exibição. A escolha por esses dois filmes deve-se ao fato de percebermos que essa temática, a do amor impossível, agrada bastante aos jovens. Também a história em si, instiga sentimentos de amor, ódio, orgulho e paz, atraindo a atenção de vários 

Perguntas similares