Respostas
Empunhadura:A empunhadura é o fundamento mais importante do handebol, pois ela é a base para todos os outros fundamentos.
É a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A mesma deve ser segura com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da mão em uma posição ligeiramente côncava.
Observações: os dedos devem abarcar a maior superfície possível da bola, os dedos devem exercer certa força (pressão) na bola para que ela esteja bem segura. Sendo que a pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.
Recepção: A recepção é fundamental para se conseguir positivamente qualquer ação individual, combinação tática ou esquema estratégico. O fato de não dominá-la implica a perda de posse de bola para equipe e todas as conseqüências negativas que virão: perda de uma das fases do ataque, possibilidade de um contra-ataque adversário, etc.
É um fundamento que deve ser realizado sempre com as duas mãos, para garantir a eficiência em sua execução. Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas para frente. Recentemente os atletas utilizam-se comumente também da recepção com uma das mãos. Então, apesar a literatura específica sobre o método parcial haver considerado esse uso habitual recentemente com um erro, a prática atual e sua eficiência em diversas situações têm nos dado os elementos necessários para indicarmos o ensino e treinamento da recepção com uma das mãos como um elemento necessário para o jogo de handebol.
Para se obter uma boa recepção devemos partir da posição de expectativa e irmos de encontro à bola. As recepções podem ser feitas em várias alturas, dependendo da altura que a bola seja recepcionada:
1- Alta: Acima da cabeça;
2- Média: Altura do peito;
3- Baixa: Altura do quadril, Altura do joelho ou Junto ao solo.
A posição das mãos é muito importante para a execução eficiente da recepção:
No caso das recepções altas, as pontas dos dedos voltados para cima e as palmas das mãos voltadas para a bola, os polegares devem estar unidos e os dedos indicadores também, formando um triângulo, os cotovelos semi-flexionados e as mãos em forma de “concha”.
Para as recepções baixas o que muda é apenas o posicionamento das mãos, pois os dedos mínimos devem estar próximos e os polegares em posição oposta.
Habilidades fundamentais para uma boa recepção:
a- Olhos na bola – Vigiar a bola;
b- Receber a bola com as duas mãos;
c- Ir de encontro a bola;
d- Amortecer ligeiramente os braços para absorver o contato com a bola;
e- A bola deve ser imediatamente protegida de formaque o adversário não possa recuperá-la.