Respostas
O Norte do Brasil e suas manifestações culturais ajudam a tornar o nosso País riquíssimo. O estado do Pará é uma miscelânea de cultura, e é sobre isso que o nosso post falará. Veja aqui cinco manifestações culturais do Pará.
Manifestações culturais do Pará - aparelhagem
APARELHAGEM
A festa do brega, tecnobrega, arrocha e do tecnomelody no Pará acontece nas aparelhagens. Além de grandes equipamentos de som, há painéis de LED, luzes, imagens, até mesmo esculturas de sucata, formando uma festa para boate nenhuma botar defeito.
Manifestações Culturais do Pará - Círio de Nazaré
CÍRIO DE NAZARÉ
Considerada a maior celebração católica do Brasil e existente há mais de 200 anos, o Círio de Nazaré acontece no segundo domingo de outubro, em reverência a Nossa Senhora de Nazaré. Católicos de todo o Brasil, e do mundo, fazem uma procissão e um espetáculo em homenagem à santa.
Manifestações Culturais do Pará - Marujada
MARUJADA
Manifestação muito difundida em Bragança – PA, a marujada traz canto e dança. Enquanto as mulheres se apresentam, os homens tocam e as acompanham. O nascimento da Marujada remete à escravidão, quando foi permitido aos escravos (por seus senhores) que criassem uma Irmandade e celebrassem São Benedito.
Manifestações Culturais do Pará - Festival do Sairé
FESTIVAL DO SAIRÉ
Movimento nascido das missões jesuítas para os índios da Amazônia, o Festival do Sairé (ou Çairé) mistura o religioso e os costumes dos brasileiros nativos, com rituais de dança e religião. O ritual dos botos, no qual disputam o boto cor-de-rosa e o boto tucuxi, são o ponto alto da festa. Acontece em setembro.
Manifestações Culturais do Pará - Carimbó
CARIMBÓ
Criação dos índios tupinambá, com aperfeiçoamento dos africanos e alguns traços portugueses – esse é o Carimbó, uma das manifestações culturais mais brasileiras, dadas suas raízes. A coreografia das mulheres segurando a barra da saia e as batidas compassadas se confundem com as batidas do coração brasileiro e, principalmente, paraense.