Respostas
Acontece que o território australiano, que possui 7.741.220 de km², ocupa quase toda a Oceania, que é o menor dos continentes. Por causa disso, foi definido que toda massa de terras igual ou superior ao território da Austrália seria considerada um continente, e tudo o que fosse menor seria considerado ilha, península ou uma mera região. O grande problema dessa definição é que existem cinco países maiores que o território australiano, incluindo o Brasil, que possui uma área de 8.515.767 km² aproximadamente. Assim, todo e qualquer país que tivesse uma área maior que a da Austrália seria caracterizado como um país continental.
Essa expressão é muito utilizada. Principalmente com paises grandes como o Brasil, ela é utilizada para demonstrar que o pais tem um território nacional muito grande e por isso pode ser comparado a um continente.
As pessoas adotaram essa expressão por conta da Australia que ocupa quase toda a Oceania (que é o menor continente do mundo). Assim todo pais do tamanho ou maior que a Australia seria considerado um pais continental.